quarta-feira, julho 14, 2010

Moçambique e parceiros celebram acordo bio-energético

Moçambique e parceiros celebram acordo bio-energético

Moçambique, Brasil e a União Europeia deverão assinar amanhã, quarta-feira, em Brasília, um acordo no campo bio/energético.

O acto da assinatura do referido acordo deverá ocorrer no decurso da Quarta Cúpula Brasil-União Europeia, durante a qual também serão repassadas questões de interesse internacional e valorizada a retomada das negociações entre o Mercosul e o bloco europeu.

O encontro servirá ainda para abordar o controverso certificado ambiental que Bruxelas quer aplicar aos biocombustíveis comercializados na Europa, com a finalidade de descartar os que não contribuem minimamente para a luta contra as mudanças climáticas, acrescentaram.

Quinze países produtores de biocombustíveis, entre eles o Brasil, mantêm actualmente um diálogo informal com a Comissão para tentar dissuadi-la a aplicar esta iniciativa que consideram discriminatória visto que, sustentam, não há por enquanto dados científicos que determinem a qualidade ambiental dos produtos.

No mesmo campo, Brasil e UE encontraram um campo de entendimento com o Governo moçambicano para lançar um acordo trilateral sobre o desenvolvimento de bio-energia em Moçambique, que se prevê seja assinado na cúpula de Brasília.

Segundo fontes diplomáticas, a primeira etapa deste compromisso consistirá em explorar a viabilidade de levar adiante projectos de bio-energia em Moçambique, o país mais avançado do continente no sector.

O Brasil é o maior parceiro comercial latino-americano da UE, com uma balança comercial favorável ao país em 2009, segundo o escritório europeu Eurostat.

As exportações do bloco somaram 21.572 biliões de euros (33 porcento) no ano passado, enquanto as importações brasileiras na UE representaram 25.641 biliões de euros, ou seja, um superávit de 4,069 biliões de euros para o Brasil.

A cúpula de Brasília, que será assistida pelo presidente da União Europeia (UE), Herman Van Rompuy, e pelo líder da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, será a última que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, manterá com os europeus como chefe de Estado, antes das eleições de Outubro próximo.

RM apud Maputo, Quarta-Feira, 14 de Julho de 2010:: Notícias

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário! Venha sempre.