sexta-feira, julho 23, 2010

O que entedemos por Tecnologia?

Na Economia existem três questões fundamentais para qualquer actividade, sociedade e para qualquer indivíduo: O quê Produzir? Como Produzir? Para quem Produzir? É na relação com a questão Como Produzir, onde nasce o Conceito de Tecnologia.

Posto isto, entendo tecnologia como sendo todos os meios, formas ou técnicas utilizadas de modo a maximizar lucros, minimizando custos; ou ainda tecnologia é o método mais eficiente adoptado em qualquer processo.

Exemplos: A máquina a vapor (mais barata) que substituiu os cavalos nos transportes; Aviões que substituíram aos carros de ferro; os Computadores que substituíram dactilógrafos e o papel que substituiu muitos trabalhadores de serviços (Samuelson & Nordhaus,1999:28).

Tecnologia Vs Progresso Tecnológico
O Progresso Tecnológico é a melhoria no processo produtivo (bens e serviços), modificação de produtos antigos e/ou produção de novos.

Vide Progesso tecnológico - Adaptado, Samuelson & Nordhaus (1999:108): O Progresso tecnológico (acompanhado de métodos de gestão), desloca a função produção para cima.
Exemplos Impressionantes:
• Aviões gigantes que aumentaram o numero de passageiros em 50% nos últimos anos;
• Fibras ópticas que melhoraram e baixaram os custos de telecomunicações;
• Tecnologia dos computadores que aumentaram a capacidade de processamento em mais de 1000 vezes.


Distinção Importante

• Inovação de Processo – quando novo conhecimento desenvolve novas técnicas de produção os produtos existentes;
• Inovação de Produto – quando há introdução de novo produtos ou melhorados.

A primeira tem a ver com o gráfico 1 e, é comum `as empresas para produzir o mesmo produto com a menor quantidade de factores produtivos.

Numericamente:
Suponhamos que numa dada empresa a produtividade (relação output-input) ou a produção por unidade de factor produtivo, está a aumentar a 4% ao ano. Observando esta empresa uma década depois, certamente que o progresso no conhecimento técnico e tecnológico teria levado a um desenvolvimento de quase 50% na produção por unidade de factor produtivo. Senão vejamos: , fazendo as taxas, teríamos:



Tecnologia Vs Progresso Económico
Ademais, segundo Samuelson & Nordhaus (1999:520-521), um dos factores (roda) para o crescimento é necessariamente a tecnologia.

As quatro rodas do Crescimento Económico são:
1. Recursos Humanos – Oferta de trabalho, educação, a dimensão da população activa, a qualificação, disciplina e motivação;
2. Recursos Naturais – Terra, minerais, combustíveis, qualidade ambiental, petróleo e gás, solos e clima;
3. Formação de Capital – Máquinas, fabricas, estradas, equipamentos e infra-estruturas;
4. Tecnologia – ciência, engenharia, gestão, iniciativa empresarial, qualidade de conhecimento cientifico e técnico, competência de gestão, premio pela inovação.

Resumidamente: : O Crescimento Económico é função de Capital, Trabalho e Recursos Naturais.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário! Venha sempre.