quarta-feira, agosto 11, 2010

Oportunidade de emprego e bolsas de estudo para estudantes

O presidente do Núcleo Académico Empreendedor de Moçambique, Manuel Cuembelo, queixa-se de falta do apoio do empresariado nacional aos projectos criados pelos jovens

Maputo (Canalmoz) – Os estudantes universitários, do ensino geral e técnico profissional, podem beneficiar de bolsas de estudos e estágios de trabalhos em diferentes empresas nacionais, no âmbito da Feira Juvenil Empreendedora a decorrer de 27 a 28 de Agosto corrente na cidade de Maputo.

A iniciativa do Núcleo Académico Empreendedor de Moçambique (NAEM), trata-se da primeira feira juvenil de género, em Maputo, a cargo desta instituição. O Júri encarregue de eleger os melhores projectos fá-lo-á em função de sua viabilidade nas áreas onde serão implementados.
De acordo com a organização do evento, a feira surge como um espaço onde os estudantes de vários estabelecimentos de ensino podem concorrer com projectos de empreendedorismo. Os melhores trabalhos serão premiados com bolsas de estudos e estágios profissionais.

O mesmo evento foi criado e está sendo dinamizado por um grupo de estudantes sensibilizados com os índices de desemprego que flagelam a juventude e a escassez de oportunidades. Nesse sentido, querem incentivar esta camada social a “criar projectos de empreendedorismo e de negócios em diversas áreas económicas e sociais”.

O NAEM diz que desde o ano passado vem buscando parcerias para concretizar a referida feira juvenil de empreendedorismo. Até este momento, refere, conseguiu apoio de instituições como a “Tecnicol Moçambique”, “Intec College”, “Instituto Politécnico de Tecnologias” e “Empreendedorismo e Megaformar”. Todas estas entidades são do ramo de ensino técnico e se prontificaram a conceder bolsas de estudos aos estudantes que apresentarem projectos ambiciosos, afirmam.

Para estágios, os escolhidos irão estagiar em empresas como a “Deloitte &Touch”, “HCB”, “Ernst & Young”, “Visabeira”, entre outros.

Entretanto, o presidente do NAEM, Manuel Cuembelo, lamenta o fraco engajamento do empresariado nacional no apoio aos projectos que têm sido criados pelos jovens. Afirma que “parte significativa dos nossos pedidos de apoio é a que foi rejeitada”.
A feira decorre sob o lema: “por uma juventude cada vez mais intelectual e socialmente interventiva”. Está também agendada uma palestra sobre “os desafios do empreendedorismo no contexto do combate à pobreza”.

Fonte: Canalmoz(Inocêncio Albino)2010-08-11 07:16:00

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário! Venha sempre.