quarta-feira, agosto 11, 2010

Pequenas e médias empresas poderão ser cotadas na bolsa


O presidente da Bolsa de Valores de Moçambique, Jussub Nurmamad, disse que um elevado número de pequenas e médias empresas poderá ser cotado na Bolsa de Valores de Moçambique ainda este ano.

Jussub Nurmamad explicou ainda que o regulamento, para aquele que será considerado o segundo mercado de capitais bolsista, já foi elaborado, faltando apenas a sua divulgação, de modo a que as empresas possam saber quais são os requisitos para estarem cotadas na bolsa.

‘Este ano vamos ter o segundo mercado bolsista, já temos o regulamento e, como ainda estamos em Agosto, acredito que vamos ter algumas pequenas e medias empresas cotadas na bolsa ainda em 2010’, disse Nurmamad.

A Bolsa de Valores de Moçambique começou as suas actividades como uma capitalização bolsista de USD 5 milhões, devendo atingir este ano os USD 500 milhões, segundo a fonte da Macauhub.

Cerca de 70 por cento do universo das empresas em Moçambique é constituido por pequenas e médias empresas.

A Bolsa de Valores de Moçambique tem admitidos à cotação cerca de vinte papéis de igual número de empresas.

Destacam-se a Cervejas de Moçambique, detida maioritariamente por capitais sul-africanos, a Empresa Moçambicana de Seguros, o Standard Bank, o Banco Internacional de Moçambique (Millenium Bim), a Cimentos de Moçambique (Grupo Cimpor de Portugal) e a empresa açucareira Maragra.

Na semana passada, Jussub Nurmamd disse que o Estado moçambicano vai emitir obrigações do tesouro e anunciou a emissão de obrigações da Petromoc, a ser efectuada em duas parcelas, cada uma de USD 10 milhões.

Fonte: Macauhub apud imensis, 11-08-2010

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário! Venha sempre.